terça-feira, 24 de abril de 2012

Como saber se seu telefone é infectado??

Eu não acho que é exagero dizer que a maioria das pessoas não tem idéia se seus dispositivos móveis têm sido infectados com malware, simplesmente porque eles não pensam móveis malware existe mesmo (chamá-lo a síndrome de Mac?).

Em um PC, os sinais são bastante óbvios. O computador retarda a uma parada brusca perto, seu navegador re-directs você para sites aleatórios, seus amigos estão chamando de repente perguntando sobre sua mudança de carreira para se tornar um distribuidor de Viagra (já que provavelmente foi invadido seu e-mail). Sua cara pode dizer muitas vezes olhando para seus nomes de processo, como autores de malware podem nomear seu processo malicioso 'svchsot.exe' para olhar como um legítimo um 'svhost.exe' (ver o que eu fiz lá?).

Mais difícil de dizer em um telefone
Segundo a pesquisadora de malware da Kaspersky Tim Armstrong, os usuários geralmente não descobrir que algo está errado até que olhar para suas contas de telefone e não reconhecem o número de destinatários de mensagem de texto.

Taxa de prémio SMS Trojans são o tipo mais comum de malware móvel. Este malware disfarça-se em um app legit-olhando e secretamente envia SMS códigos curtos que faturar o chamador.

Nem um usuário médio realmente será capaz de dizer, verificando permissões do app. Os desenvolvedores Android podem escolher entre dezenas de permissões e como notas de Armstrong, muitas vezes é impossível adivinhar que são legítimas e que são sinais de alerta.

Outro sinal de acordo com Lookout Mobile, é súbita, diminuição da bateria.

Além do malware, entretanto, seu dispositivo móvel pode estar sujeita a uma ameaça ainda maior: uma rede de anúncios agressivos. Google Play não extirpar apps com essas redes (eles próprios um dos mais onipresentes, AdMob), mas muitos fornecedores têm agora detectores de rede de anúncios. Confira o Lookout Ad Network Detector ou Detector de Ad TrustGo.

Não há desculpa para não antivírus
A única maneira de confirmar suas suspeitas é instalar um aplicativo antivírus. Há lotes de livre, rápidas, não-intrusivas móveis antivírus soluções lá fora. Vigia para Android é a escolha de nossos editores para segurança Android, mas outros detectores de malware de alto desempenho incluem F-Secure Mobile Security 7.6 e McAfee Mobile Security 2.0. Todos possuem versões gratuitas que incluem uma análise rápida do malware.

Teoricamente estas dicas se aplicam ao iPhone também, mas neste momento não há ainda nenhum malware conhecido que assola iOS ainda.

escrito por: securitywatch

Nenhum comentário:

Postar um comentário