terça-feira, 24 de abril de 2012

25 PETABYTS... pode ir pro lixo.

O acesso aos dados do Megaupload que foram bloqueados pela justiça norte-americana, enfim, vão ter um destino. Os absurdos 25 petabytes de informações hospedadas na página estavam “congelados” desde o início das investigações que tiraram o site do ar, porém no próximo dia 26 de abril, advogados da empresa e representantes do governo dos Estados Unidos vão se reunir em Virgínia para decidir o futuro destes arquivos.

Se você não sabe o que é “petabyte”, tenha em mente o seguinte: ele equivale a 1.024 terabytes ou 1.048.576 gigabytes. Ou seja, são mais de 25 milhões de gigabytes que o Megaupload tem armazenado em seus servidores. Pense, por exemplo, que um filme em HD costuma ter mais ou menos 1 GB, ou no máximo 2GB. Uma música não chega nem a ter “isso tudo” de tamanho. E estes são os arquivos mais comuns entre os presentes na página. Imagine quantos milhões de vídeos ou canções estão “detidos”.
O Megaupload foi tirado do ar em 19 de janeiro por violar as leis de direitos autorais e teve seus servidores “congelados” para evitar que os arquivos hospedados fossem remanejados. Todo o hardware utilizado pela empresa Carpathia para armazenar estes dados foi guardado em um depósito até que houvesse uma decisão sobre o que seria feito com os arquivos.
O governo dos Estados Unidos, então, decidiu que tudo deveria ser deletado. No entanto, uma intervenção do Megaupload na Justiça fez com que uma liminar fosse expedida para impedir a exclusão dos arquivos. O motivo é simples: não são apenas arquivos ilegais que estão hospedados no site. Diversos usuários que faziam a utilização correta da página foram pegos de surpresa e perderam documentos importantes que enviaram para o Megaupload.

Nenhum comentário:

Postar um comentário